Se você está pensando em fazer um TCC de direito civil, esse guia vai te ajudar. Separamos um conteúdo completo sobre o assunto, com dicas e estratégias para criar um TCC perfeito.
Por se tratar de uma área de grande importância, o direito civil é uma das principais escolhas na hora de escrever o trabalho de conclusão de curso. Por isso mesmo, muitos alunos buscam por temas de TCC na área cível.
Mas como esse campo jurídico pode ser explorado em âmbito de um trabalho de conclusão de curso? Existem temas atuais que podem ser usados? Como garantir a sua aprovação no TCC?
Responderemos todas essas perguntas nesse guia completo. Descubra agora mesmo tudo sobre TCC de direito civil. Nossos especialistas destacam todos os segredos para que você aluno tenha excelentes resultados.
Ao escrever um trabalho de conclusão de curso, o aluno deve investigar um problema. A pesquisa científica serve justamente para resolver situações práticas, de forma a contribuir para a sociedade.
Por isso mesmo, o TCC deve apresentar algumas características especificas. Quanto mais prático for o assunto tratado, melhor será a recepção do trabalho pela instituição ou pela banca avaliadora.
Nesse sentido, uma das primeiras questões a serem levadas em consideração é a relevância do assunto debatido. A boa notícia é que o direito civil apresenta uma grande variedade de possibilidades que podem ser exploradas.
Isso significa dizer que ao escrever um TCC de direito civil, o aluno terá a sua disposição diversos temas de relevo prático. Questões como casamento, guarda dos filhos menores, propriedade e contratos podem ser abordadas.
Quando falamos em trabalho acadêmico, uma das primeiras etapas é a escolha do tema. Assim, para escrever um TCC de direito civil, primeiro você deve especificar o assunto que será discutido.
Como se trata de um grande campo jurídico, existem temas genéricos que contam com temas específicos dentro deles. Quer um exemplo? Contratos é um tema genérico, na medida em que diz respeito a todo um capítulo da legislação civil.
Dessa forma, ao escrever sobre contratos, o aluno deve especificar um problema envolvendo a matéria. Podemos delimitar o tema tratando da validade jurídica dos contratos eletrônicos, uma nova espécie contratual em ascensão.
Logo, podemos dizer que escrever um TCC sobre contratos é muito genérico. Mas escrever um trabalho de conclusão de curso sobre os contratos eletrônicos é uma abordagem viável.
Esse é apenas um exemplo de tema que pode ser abordado ao se escrever um TCC de direito civil. Existem diversas outras possibilidades. Nesse artigo listamos alguns dos principais temas que podem ser usados dentro dos principais campos do direito.
Agora que já falamos um pouco sobre as possibilidades no campo do direito civil, está na hora de começar com a prática. Escrever um TCC de direito civil pode ser muito fácil ou muito difícil.
Muitos alunos acreditam que o TCC é um bicho de sete cabeças. Mas a grande verdade é que esse trabalho só demanda técnica e conhecimentos especializados. Assim, qualquer aluno é capaz de desenvolver um trabalho de qualidade.
No entanto, a falta de técnica e de conhecimentos especializados pode se tornar um problema. Desenvolver um TCC na área cível do zero não é algo que possa ser feito sem esforço e dedicação.
Mas como escrever um TCC de direito civil na prática? Separamos alguns passos básicos que vão te ajudar a criar um trabalho de conclusão de curso impecável. Confira:
1. Delimite o tema do TCC de direito civil
O primeiro passo para criar um TCC de direito civil é delimitar o tema. Conforme mencionado ao longo desse guia, o tema é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento do TCC.
Assim, em um primeiro momento o aluno deve buscar um assunto a ser discutido. Depois de escolher o assunto, ele deve ser delimitado. Isso significa reduzir o escopo do tema, para que ele se torne cada vez mais específico.
Lembre-se de que um bom tema para TCC é aquele que é atual, relevante e bem delimitado. Temas genéricos podem ser descartados pelos orientadores, uma vez que não permitem uma investigação aprofundada.
2. Pesquise por material acadêmico
Depois de escolher o tema para o TCC, o passo seguinte é fazer uma pesquisa completa sobre a matéria. Tenha em mente que o trabalho de conclusão de curso é formado por argumentos e fontes científicas.
Na prática, significa dizer que as suas fontes devem demonstrar credibilidade. Artigos pessoais publicados em blogs, comentários em redes sociais e “achismos” em geral devem ser evitados.
Assim, antes de começar a escrever o TCC de direito civil, investigue o seu tema em lugares confiáveis. Algumas boas opções são os sites das instituições de ensino superior, onde são publicadas monografias, artigos científicos, teses e outros conteúdos.
Além disso, o Google Acadêmico oferece uma grande variedade de material. Basta fazer uma pesquisa usando palavras-chave, para encontrar conteúdo atualizado e de qualidade.
3. Faça fichamentos
Assim que você selecionar uma boa quantidade de fontes, faça o fichamento das obras. Especialmente na graduação, o TCC é formado por um apanhado de opiniões jurídicas e científicas sobre determinado tema.
Dessa forma, ao escrever o seu TCC de direito civil você precisará usar os argumentos trazidos por outros autores. Claro, você pode se posicionar e analisar criticamente cada argumento, mas sempre com respaldo nas suas fontes de pesquisa.
Os fichamentos são importantes pois facilitam na hora de criar o texto base. Falaremos sobre essa etapa a seguir, com mais detalhes.
4. Construa o seu texto base
O texto base do TCC de direito civil é o corpo da sua obra. Ele é basicamente a estrutura completa do seu TCC, com todos os principais elementos, como a introdução, a conclusão e o corpo do material.
Em um primeiro momento, não se preocupe com a formatação. Essa etapa pode ser realizada posteriormente, quando o texto estiver pronto. Mas se preferir, formate ao mesmo tempo em que escreva – isso te economizará muito tempo.
5. Revise o TCC de direito civil
A revisão do TCC de direito civil é uma etapa importante, apesar de ser muito negligenciada. Quando escrevemos um texto, estamos sujeitos a uma série de erros, sejam eles gramaticais, de concordância ou até mesmo de coerência.
Por isso, a revisão deve ser feita, para que o texto final esteja impecável. A revisão é necessária especialmente quando o TCC precisa ser apresentado ou em caso de publicação.
6. Formate o seu trabalho
Como estamos falando sobre como fazer um TCC de direito civil, não podemos deixar de mencionar a formatação. A maioria das instituições nacionais, sejam elas públicas ou privadas, exigem formatação ABNT.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas define as regras a serem observadas em textos acadêmicos. Dessa forma, não é possível escrever de qualquer forma: você precisa seguir um padrão.
Por isso, conhecer as normas de formatação da ABNT se torna quase que fundamental para o desenvolvimento de um TCC. Na dúvida, conte com o suporte de especialistas no assunto.
Nesse guia falamos sobre como escrever um TCC na área do direito civil. Além de dicas e estratégias, buscamos demonstrar a relevância desse campo jurídico.
Se você precisa de um TCC de direito civil e não sabe por onde começar, converse agora mesmo com um de nossos especialistas. Conheça os melhores temas e receba sugestões para um TCC perfeito.