Você sabe como fazer um TCC de direito penal? Esse é um dos campos jurídicos com maior conteúdo disponível. Por isso, milhares de alunos da graduação e pós-graduação optam por fazer seus trabalhos dentro dessa área.
Pensando nisso, criamos um guia completo sobre como fazer um TCC de direito penal completo. Trata-se de um passo a passo que vai te orientar desde a escolha do tema até a criação do seu trabalho de conclusão de curso.
Antes de falarmos sobre como criar um TCC de direito penal, é importante esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto. E uma das principais é sobre a relevância desse campo jurídico.
Muitos alunos costumam se perguntar se vale a pena investir tempo escrevendo sobre direito penal. Afinal de contas, essa é uma das disciplinas mais complexas da graduação.
No entanto, o que pouca gente sabe é que os temas de direito penal podem ser muito fáceis. Existem diversas possibilidades, desde assuntos controversos até temas de fácil compreensão.
Dessa forma, quem escolhe fazer um TCC de direito penal conta com um leque muito grande de opções. E quanto mais opções, mais fácil escolher algo que você realmente gosta.
Então, para responder de forma clara: vale a pena escrever um TCC de direito penal. Essa resposta é válida especialmente se você tem afinidade com esse campo jurídico.
Afinal de contas, qualquer tema se torna difícil quando não gostamos do assunto. Se você não gosta de tributário, qualquer tema relacionado será um grande desafio. O mesmo vale para o direito penal.
Fazer um TCC de direito penal pode levar meses ou até mesmo um ano. O tempo necessário vai depender de uma série de fatores, como o numero de páginas exigido pela instituição e a complexidade do tema.
Geralmente os alunos da graduação possuem dois semestres para finalizar o TCC. O primeiro deles é dedicado quase que exclusivamente ao projeto de pesquisa, uma etapa fundamental no processo.
Já no segundo semestre os alunos começam o desenvolvimento do TCC de direito penal propriamente dito. Essa é a etapa mais importante, tendo em vista que o resultado final será decisivo para a aprovação ou não do aluno.
Apesar de parecer muito tempo, um semestre quase nunca é suficiente para que o aluno desenvolva o TCC. Isso por que existem uma série de obstáculos pelo caminho.
E o principal deles é que poucos alunos da graduação estão acostumados com a escrita acadêmica. O trabalho de conclusão de curso exige pesquisa qualificada, escrita acadêmica profissional e muita técnica.
Por isso mesmo, a recomendação é começar o quanto antes. E sempre que possível, conte com o suporte de especialistas em escrita acadêmica para o curso de direito.
Existem muitos temas para TCC de direito penal que são considerados atuais. Nesse artigo você consegue conferir uma seleção completa de temas não apenas no direito penal, mas em diversas outras áreas também.
Mas o que faz um tema ser realmente bom para um trabalho de conclusão de curso? Existem alguns fatores decisivos que devem ser levados em consideração.
1. Tema novo
O tema para o TCC de direito penal deve ser novo, o que significa que o assunto não pode estar desatualizado. Todos os alunos do curso de direito sabem que as leis e os conceitos jurídicos estão em constante transformação.
Por isso mesmo, muitos conhecimentos do passado já estão em desuso. Muitas leis são alteradas a cada ano, o que acaba gerando um cenário de muitas novidades a serem exploradas.
No entanto, mesmo os temas novos podem dialogar com assuntos antigos. Afinal de contas, estudar o passado é uma das melhores maneiras para entender o presente e antecipar o futuro.
Porém, na hora de escolher o tema para o seu TCC de direito penal, foque em assuntos que sejam destaque na atualidade. Busque por um tema que esteja em relevo, comentado pela doutrina e por especialistas.
2. Tema viável
Além de ser novo, o tema para o TCC de direito penal deve ser viável. Mas o que isso significa na prática? A resposta tem relação com a possibilidade de realizar um trabalho acadêmico sobre o assunto.
Vamos supor que um aluno queira falar sobre determinados indicadores, mas não existem números oficiais disponíveis. Isso pode gerar um grande problema, pois o desenvolvimento do TCC depende da existência desses dados.
Outro grande desafio diz respeito ao nível do tema escolhido. Se você está na graduação, o seu tema deve estar dentro desse nível. Fazer um trabalho com nível de pós-graduação nesse momento pode ser um grande erro.
Pois mesmo que você saiba sobre o assunto e tenha capacidade para desenvolver, os professores esperam um trabalho nível graduação. E muitos podem acabar “encrencando” justamente em razão da complexidade do seu tema.
3. Tema de afinidade
A viabilidade de um tema para TCC de direito penal muitas vezes tem a ver com o nível de afinidade do aluno com a matéria. Quando escrevemos sobre algo que gostamos, o trabalho tende a fluir com muita facilidade.
Por outro lado, quando escrevemos sobre um tema que não gostamos ou até mesmo que não concordamos, a escrita pode ser bem difícil e até mesmo impossível.
Ter afinidade com o tema não significa necessariamente saber tudo a respeito. A pesquisa científica acadêmica serve justamente para sanar dúvidas e nos apresentar uma realidade sobre o assunto.
Mas significa gostar e ter interesse em estudar sobre esse tema. A sorte é que existem muitas possibilidades de abordagens para um TCC de direito penal. Você com certeza encontrará algo que te desperte a curiosidade.
4. Tema com respaldo da instituição
Ainda sobre a viabilidade do tema para o TCC de direito penal, aqui vai uma dica importante: trabalhe temas que sejam bem-vistos pelos seus professores, especialmente pelo seu orientador.
Sabemos que os alunos deveriam ter completa liberdade para desenvolver o TCC, sem pressões externas. Mas a verdade é que os orientadores podem influenciar de forma muito forte os rumos do desenvolvimento.
Por isso mesmo, escrever sobre um tema que seja de interesse do se orientador e professores é sempre uma escolha segura. Converse com os profissionais da sua instituição antes de começar a produzir o texto.
Agora que já falamos um pouco sobre a relevância dos temas de TCC de direito penal, vale a pena comentar sobre a prática. Afinal de contas, uma das etapas mais importantes é produzir o TCC.
E é justamente nessa etapa que muitos alunos acabam encontrando dificuldades. Isso vale para qualquer área e não apenas para o TCC de direito penal.
Escrever um trabalho de conclusão de curso é muito difícil, pois o texto exige muita pesquisa, fontes confiáveis, escrita de qualidade e cumprimento de prazos. Você terá uma data final para entregar e apresentar o seu TCC para a banca.
Mas com as dicas abaixo você será capaz de fazer um TCC completo do zero. São estratégias traçadas por nosso time de especialistas em escrita acadêmica jurídica.
1. Escolha fontes atualizadas e confiáveis
Um dos primeiros passos para fazer um TCC de direito penal é escolher fontes atualizadas e confiáveis. Existe consenso acadêmico de que as fontes devem ser dos últimos cinco anos.
Ou seja, quanto mais recente for a fonte pesquisada, maior será a relevância do seu TCC. Mas essa é apenas uma regra, que comporta algumas exceções. Existem muitas obras clássicas sem edições recentes que podem ser usadas.
O mais importante é que as suas fontes sejam confiáveis. Mas o que isso significa? Elas devem transmitir segurança e contar com o respaldo da academia jurídica.
Por isso mesmo, em um trabalho de conclusão de curso não podem ser utilizadas citações de blogs pessoas e de terceiros, agregadores como a Wikipédia e notícias de sites sensacionalistas.
Então quais fontes você pode usar para fazer o TCC de direito penal? Existem muitas: artigos científicos reconhecidos, livros, textos publicados em revistas acadêmicas e dados obtidos em portais públicos.
2. Faça o fichamento das obras
Depois de selecionar um número adequado de fontes, está na hora de fazer o fichamento dessas obras. Essa pode parecer uma etapa burocrática e cansativa, mas com certeza vai ser muito importante na hora de escrever o texto.
Fazer um fichamento significa selecionar as principais ideias da obra. Você pode transcrever parágrafos importantes, guardar citações valiosas e fazer anotações. Busque extrair o máximo de informações de cada uma das fontes.
3. Conheça a estrutura do TCC
Agora que você já tem as fontes e os fichamentos, é o momento de colocar a mão na massa. Mas será que você conhece a estrutura de um TCC? Diferente de outros textos, o trabalho de conclusão de curso possui algumas exigências.
Dentro de um TCC você encontrará basicamente três partes: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais. Vamos falar um pouco sobre cada um deles abaixo, para que você possa fazer o TCC de direito penal.
Os elementos pré-textuais são aqueles que introduzem o seu trabalho. Aqui estamos falando da capa, do sumário, do resumo, das listas de abreviações e de siglas e de todos os elementos que antecedem a introdução.
Já os elementos textuais representam o núcleo do seu TCC. Eles começam com a introdução e vão até a conclusão. E bem no centro estará o desenvolvimento do seu trabalho, que é a maior parte.
Por fim temos os elementos pós-textuais, como a lista de referências utilizadas no seu TCC, os anexos, declarações e páginas que podem ser exigidas pela sua instituição, como autorização para publicação do material.
4. Seja metódico
Para escrever um TCC de direito penal é preciso ser muito metódico. Cada etapa do processo é relevante para que o resultado final seja perfeito. A pesquisa científica deve ser íntegra e comprometida.
5. Conte com um especialista
Como vimos, escrever um TCC de direito penal não é um bicho de sete cabeças. Mas existem muitos pontos a serem observados para garantir a sua aprovação, seja pela instituição ou seja pela banca.
Por isso mesmo, sempre que possível conte com o suporte de um especialista em escrita de TCC de direito penal. Existem profissionais qualificados que podem oferecer consultoria e até mesmo um texto base completo.
Agora que você já sabe tudo sobre o TCC de direito penal, está na hora de pensar na sua apresentação. Muitas instituições exigem que o material seja defendido diante de uma banca.
Essa banca geralmente é formada pelo professor orientador e outros membros da instituição, que podem ser professores de penal ou de outras disciplinas. Nesse momento o seu trabalho é demonstrar que a sua pesquisa é boa.
A apresentação de um TCC pode gerar ansiedade, pois é um momento importante. Mas com treino e orientação você será capaz de fazer uma defesa impecável.
Nossos especialistas em TCC de direito penal estão prontos para te oferecer um guia de apresentação completo, com dicas e sugestões para uma defesa de qualidade.
Como você pode ver, vale a pena fazer o TCC de direito penal. Esse é um ramo do direito com uma grande variedade de temas que podem ser abordados. Escolha agora mesmo o seu tema ou peça sugestões aos nossos especialistas.
Aproveite o orçamento gratuito para conhecer valores para a criação do TCC, consultoria e orientação. Contamos com especialistas no assunto, para que o seu trabalho seja um sucesso.
Clientes
Aprovação
Todos os trabalhos produzidos são originais. Entregamos o texto base formatado de acordo com as normas da ABNT.